Lentes geracionais para

estudiosos do consumo

Este curso é um mergulho profundo nas gerações brasileiras como ferramenta estratégica para quem atua com marcas, comportamento, consumo e cultura organizacional.  Ao longo de seis aulas, vamos combinar teoria crítica, dados atualizados do Brasil, análise cultural e muitos cases de mercado. Um olhar que parte das ciências sociais para traduzir em prática para profissionais que precisam entender diferenças geracionais tanto para a comunicação de marcas como gestão de times. 

Como compreender o comportamento das pessoas em um mundo hiperfragmentado, instável e diverso? Ainda faz sentido falar em gerações? 

Voltado para profissionais de marketing, publicidade, UX, consumer insights, profissionais de RH, educação e estudantes de graduação, o curso traz uma linguagem acessível, instigante e aplicada ao dia a dia de quem precisa entender pessoas para tomar decisões estratégicas. 

para quem é o curso

Aula 01


Por que (ainda) faz sentido estudar gerações?

Abrimos o curso com uma introdução crítica ao conceito de geração. O que ele explica? O que pode distorcer? Como nasce essa categoria e por que ela ainda é últil para quem trabalha com cultura e consumo? Vamos entender os principais autores que moldaram esse debate, pensar as limitações dos recortes geracionais e discutir como essa lente pode (ou não) fazer sentido no Brasil de hoje. 

Duração: 40 min

Aula 02


Baby Boomers: a geração que está ressignificando o conceito de terceira idade

Nesta aula, entramos em uma geração marcada por estabilidade, trabalho como valor central e um novo protagonismo na vida adulta madura. Vamos discutir como essa geração lida com envelhecimento, consumo e tecnologia — e porque ela tem sido (quase sempre) mal compreendida pelo mercado. 

Duração: 40 min

aula 03


Geração X: a geração que cresceu entre dois mundos

Uma geração atravessada por transformações radicais: da redemocratização ao surgimento da internet, da escassez ao excesso. Nesta aula, exploramos como a Geração X equilibra ceticismo, pragmatismo e adaptação, e porque ela é peça-chave no consumo e nas decisões de liderança hoje — mesmo sendo pouco falada. 

Duração: 40 min

Aula 04


Millennials: a geração que sonhou alto e aterrissou no caos

Nesta aula, investigamos a geração que cresceu com promessas de autonomia e sucesso, mas se tornou adulta em meio a crises econômicas e transformações profundas nas relações de trabalho, consumo e afeto. Vamos entender como os Millennials ressignificam bem-estar, pertencimento e propósito — e como isso impacta a forma como se conectam com marcas. 

Duração: 60 min

O QUE VOCÊ VAI APRENDER

aula 05


Zs: a geração que cresceu no mundo não linear e em crise

Hiperconectada, multifacetada e imersa em um cenário de instabilidade, a Gen Z desafia as lógicas tradicionais de identidade, engajamento e consumo. Nesta aula, mergulhamos em seus códigos culturais, nas formas de expressão que moldam sua comunicação e nos dilemas que enfrentam com o futuro — pessoal, social e climático. 

Duração: 60 min

aula 06


Recapitulação geral + Geração Alpha e o futuro do consumo

Na aula final, amarramos os principais aprendizados com foco em aplicação prática. Trazemos insights do estudo Adultopia, conectando gerações ao novo cenário da vida adulta no Brasil e ao futuro do consumo. E abrimos uma janela para a Geração Alpha: o que já sabemos, como ela se forma e quais sinais apontam para o próximo ciclo geracional. 

Duração: 45 min

Liderou projetos para grandes marcas como Ambev, Spotify, Itaú e Nubank e Google. Com dez anos de experiência em pesquisa de comportamento, é mestre em Mídia e Cotidiano pela UFF, com especialização em Design Thinking. É professora de tendências e consumo na pós-graduação da ESPM e no curso de design da Echoos. 

Com Marina Roale,

sócia e Head de insights da Consumoteca

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*Pagamento parcelado com acréscimo de 2,92% a.m.

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Aulas gravadas

e disponíveis a partir

de 17/04

Certificado

de conclusão após assistir 70% das aulas

Materiais exclusivos

disponibilizados

por aula

Acesso garantido

por 6 meses após a liberação das aulas

INVESTIMENTO

Somos uma consultoria especializada em orientar negócios na América Latina, transformando movimentos culturais em estratégias eficazes. Nossa mentalidade é antropológica: trazemos insights que nomeiam comportamentos latentes do presente e, uma vez compreendidos, se convertem em estratégias poderosas para marcas.

GRUPO CONSUMOTECA

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O curso terá certificado?


Sim. Após concluir 70% dos módulos do curso, que estará disponível para visualização posterior por meio da gravação, você receberá automaticamente o certificado de conclusão através da plataforma.

As aulas serão ao vivo ou gravadas?


Teremos 6 aulas gravadas e disponíveis na plataforma, para que você possa assistir no seu ritmo e no horário que for mais conveniente para você.



Qual a média de duração das aulas?


O conteúdo foi dividido em 6 aulas, com duração aproximada de 40 e 60 min. O curso tem carga horária aproximada de 05 horas.

Por quanto tempo o aluno terá acesso ao conteúdo do curso?


Durante um período de 6 meses a partir da disponibilização das aulas em 17 de abril.

Ainda restam dúvidas?

Esclareça as suas dúvidas através do e-mail

[email protected] ou através do WhatsApp, clicando aqui.

Preciso de experiência prévia na área para acompanhar o curso?


Não! O BB_XYZ foi pensado para ser acessível tanto para iniciantes quanto para profissionais experientes que querem aprofundar sua visão sobre comportamento e consumo.

DÚVIDAS