Este curso é um mergulho profundo nas gerações brasileiras como ferramenta estratégica para quem atua com marcas, comportamento, consumo e cultura organizacional. Ao longo de seis aulas, vamos combinar teoria crítica, dados atualizados do Brasil, análise cultural e muitos cases de mercado. Um olhar que parte das ciências sociais para traduzir em prática para profissionais que precisam entender diferenças geracionais tanto para a comunicação de marcas como gestão de times.
Como compreender o comportamento das pessoas em um mundo hiperfragmentado, instável e diverso? Ainda faz sentido falar em gerações?
Voltado para profissionais de marketing, publicidade, UX, consumer insights, profissionais de RH, educação e estudantes de graduação, o curso traz uma linguagem acessível, instigante e aplicada ao dia a dia de quem precisa entender pessoas para tomar decisões estratégicas.
para quem é o curso
Aula 01
Por que (ainda) faz sentido estudar gerações?
Abrimos o curso com uma introdução crítica ao conceito de geração. O que ele explica? O que pode distorcer? Como nasce essa categoria e por que ela ainda é últil para quem trabalha com cultura e consumo? Vamos entender os principais autores que moldaram esse debate, pensar as limitações dos recortes geracionais e discutir como essa lente pode (ou não) fazer sentido no Brasil de hoje.
Duração: 40 min
Aula 02
Baby Boomers: a geração que está ressignificando o conceito de terceira idade
Nesta aula, entramos em uma geração marcada por estabilidade, trabalho como valor central e um novo protagonismo na vida adulta madura. Vamos discutir como essa geração lida com envelhecimento, consumo e tecnologia — e porque ela tem sido (quase sempre) mal compreendida pelo mercado.
Duração: 40 min
aula 03
Geração X: a geração que cresceu entre dois mundos
Uma geração atravessada por transformações radicais: da redemocratização ao surgimento da internet, da escassez ao excesso. Nesta aula, exploramos como a Geração X equilibra ceticismo, pragmatismo e adaptação, e porque ela é peça-chave no consumo e nas decisões de liderança hoje — mesmo sendo pouco falada.
Duração: 40 min
Aula 04
Millennials: a geração que sonhou alto e aterrissou no caos
Nesta aula, investigamos a geração que cresceu com promessas de autonomia e sucesso, mas se tornou adulta em meio a crises econômicas e transformações profundas nas relações de trabalho, consumo e afeto. Vamos entender como os Millennials ressignificam bem-estar, pertencimento e propósito — e como isso impacta a forma como se conectam com marcas.
Duração: 60 min
O QUE VOCÊ VAI APRENDER
aula 05
Zs: a geração que cresceu no mundo não linear e em crise
Hiperconectada, multifacetada e imersa em um cenário de instabilidade, a Gen Z desafia as lógicas tradicionais de identidade, engajamento e consumo. Nesta aula, mergulhamos em seus códigos culturais, nas formas de expressão que moldam sua comunicação e nos dilemas que enfrentam com o futuro — pessoal, social e climático.
Duração: 60 min
aula 06
Recapitulação geral + Geração Alpha e o futuro do consumo
Na aula final, amarramos os principais aprendizados com foco em aplicação prática. Trazemos insights do estudo Adultopia, conectando gerações ao novo cenário da vida adulta no Brasil e ao futuro do consumo. E abrimos uma janela para a Geração Alpha: o que já sabemos, como ela se forma e quais sinais apontam para o próximo ciclo geracional.
Duração: 45 min
Liderou projetos para grandes marcas como Ambev, Spotify, Itaú e Nubank e Google. Com dez anos de experiência em pesquisa de comportamento, é mestre em Mídia e Cotidiano pela UFF, com especialização em Design Thinking. É professora de tendências e consumo na pós-graduação da ESPM e no curso de design da Echoos.
Com Marina Roale,
sócia e Head de insights da Consumoteca
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*Pagamento parcelado com acréscimo de 2,92% a.m.
Valor total em 12x R$1.152,00
Aulas gravadas
e disponíveis a partir
de 17/04
Certificado
de conclusão após assistir 70% das aulas
Materiais exclusivos
disponibilizados
por aula
Acesso garantido
por 6 meses após a liberação das aulas
INVESTIMENTO
Somos uma consultoria especializada em orientar negócios na América Latina, transformando movimentos culturais em estratégias eficazes. Nossa mentalidade é antropológica: trazemos insights que nomeiam comportamentos latentes do presente e, uma vez compreendidos, se convertem em estratégias poderosas para marcas.
GRUPO CONSUMOTECA
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O curso terá certificado?
Sim. Após concluir 70% dos módulos do curso, que estará disponível para visualização posterior por meio da gravação, você receberá automaticamente o certificado de conclusão através da plataforma.
As aulas serão ao vivo ou gravadas?
Teremos 6 aulas gravadas e disponíveis na plataforma, para que você possa assistir no seu ritmo e no horário que for mais conveniente para você.
Qual a média de duração das aulas?
O conteúdo foi dividido em 6 aulas, com duração aproximada de 40 e 60 min. O curso tem carga horária aproximada de 05 horas.
Por quanto tempo o aluno terá acesso ao conteúdo do curso?
Durante um período de 6 meses a partir da disponibilização das aulas em 17 de abril.
Ainda restam dúvidas?
Esclareça as suas dúvidas através do e-mail
[email protected] ou através do WhatsApp, clicando aqui.
Preciso de experiência prévia na área para acompanhar o curso?
Não! O BB_XYZ foi pensado para ser acessível tanto para iniciantes quanto para profissionais experientes que querem aprofundar sua visão sobre comportamento e consumo.
DÚVIDAS